“Benfica e José Mourinho continuam a ter tudo para ser um bom casamento”
Carlitos, antigo jogador do Benfica, falou com o Desporto ao Minuto sobre as declarações polémicas de José Mourinho após o empate frente ao Casa Pia na I Liga, no jogo desta segunda-feira.

José Mourinho não deixou nada por dizer após o empate em Rio Maior, apontando o dedo à equipa encarnada devido à falta de atitude e vontade de alguns jogadores. As declarações do técnico do Benfica não passaram despercebidas, principalmente por ter reconhecido que as águias estão afastadas da luta pelo título.
Carlitos, ex-jogador do Benfica, falou em exclusivo com o Desporto ao Minuto e reconheceu que será difícil os encarnados sonharem com o título da I Liga, até porque dependem dos rivais.
“Matematicamente ainda é possível, mas dificilmente poderá acontecer. É um treinador com essa consciência. Não depende só do Benfica, mesmo ganhando os jogos todos. Por isso, as declarações foram o resultado de um treinador magoado que sente que os jogadores podiam dar mais”, começou por dizer.
Com base nas declarações de José Mourinho após o empate contra o Casa Pia, Carlitos não escondeu que nenhum jogador gosta de ouvir aquelas palavras por parte do treinador.
“Como ex-jogador, obviamente que nenhum jogador não gosta de ouvir isso do seu treinador. Mas às vezes também é preciso dizer e os jogadores também precisam de ouvir algumas verdades. Não só dentro do balneário, que por norma é aí que se costuma falar tudo e mais alguma coisa. Mas também cá fora. É desagradável? É. Não é bom? Não. Mas às vezes também é preciso fazer sentir os jogadores que estão num grande clube, numa equipa fantástica em que não lhes deixa falta nada. São tratados como reis. Por isso, é preciso dar um murro na mesa”, referiu.
Quando questionado sobre a forma como os jogadores percecionam as palavras do técnico, Carlitos admite que há quem possa piorar ainda mais o rendimento, mas também quem consiga reagir e melhorar as performance. Porém, assegura que ninguém gosta de receber esse tipo de críticas e que os jogadores também têm de fazer essa autocrítica.
Críticas de Mourinho juntam-se às de Bruno Lage
O plantel do Benfica não é um estreante nas críticas que recebe de um treinador, uma vez que também Bruno Lage se mostrou desapontado com a postura de alguns jogadores. Carlitos lembra que se trata de uma perceção de que a equipa não está a render o que deveria, o que coloca em causa o “projeto do treinador e da direção”.
“Com Bruno Lage também aconteceu e já não é a primeira vez com José Mourinho. Esperava-se um Benfica completamente diferente e isto também é uma revolta muito grande de quem nos dirige, do seu líder, do seu treinador, da instituição. Sentem e percebem que realmente os jogadores do Benfica podem dar muito mais. Têm qualidade para isso. E por alguma questão não o estão a fazer”, disse.
As diferenças entre o Mourinho de antes e o de agora
Recuando no tempo, o ex-jogador lembrou os tempos em que foi treinado por José Mourinho em 2000/01, precisamente no Benfica.
“Eu tive a oportunidade de ser treinado pelo Mourinho quando ele passou pelo Benfica. Era o treinador à imagem do que nos habituou nos últimos anos, ainda que sem um discurso tão direto como ontem”, explicou, antes de apontar algumas diferenças.
“Era um pouco diferente, mas praticamente igual. Lembro-me perfeitamente das palestras, como ele comunicava mesmo depois dos jogos, as picardias que ele também aqui e ali. Mas também foi isso que o fez ser um dos melhores treinadores do mundo e é um treinador muito exigente. Ele dá tudo pelos jogadores e só quer que os jogadores também deem tudo. Quando não é assim, ele sente-se magoado”, apontou.
“Acredito que Rui Costa vai continuar com Mourinho”
Em relação ao futuro, Carlitos acredita que José Mourinho tem condições para se manter na liderança da equipa encarnada, até porque o técnico está em “sintonia” com Rui Costa. Contudo, o antigo jogador do Benfica diz que o cenário poderá ser alterado se “os resultados não se alterarem e o mau ambiente persistir”.
Para além disso, Carlitos lembra que, se Mourinho se mantiver no Benfica, irá preparar uma época em conjunto com o presidente encarnado e terá mais condições para desenvolver bons resultados.
“O treinador que começa a época tem sempre uma vantagem muito grande. É ele que escolhe os jogadores, é ele que define a estratégia e o modelo que a equipa quer, é ele que trabalha durante a pré-época e será uma grande vantagem para o Mister Mourinho se continuar no Benfica”, sugeriu.
“Ele já tem meio ano ou quase um ano no Benfica e conhece perfeitamente aquilo que os jogadores podem dar no futuro. Acho que o Benfica e José Mourinho continuam a ter tudo para dar um bom casamento porque continua a ser um dos melhores treinadores do mundo e tem uma grande direção apoiá-lo”, considerou.
O que o Benfica pode fazer ainda esta época?
Por fim, Carlitos refletiu sobre o que ainda falta jogar até ao fim do campeonato e não previu grandes aspirações para o Benfica, até porque “não depende só de si para ascender posições na I Liga”. Contudo, o ex-jogador lembra que os encarnados vão “lutar em todos os jogos para ganhar na esperança de que o adversário perca pontos”.
“O Benfica quer deixar uma outra imagem face ao que feito, uma vez que há jogos em que é brilhante e outros em que não rende o suficiente para ganhar. No fundo, a culpa é de todos, dos jogadores e do treinador. Toda a gente tem que fazer uma reflexão daquilo que se está a passar”, concluiu.
Recorde-se que o Benfica é terceiro classificado na I Liga com 66 pontos, estando a dois pontos do Sporting (tem menos um jogo) e a sete do líder FC Porto.



