Rui Costa toma decisão final sobre o futuro de Mourinho no Benfica
Renovação do contrato não está em cima da mesa, mas o plano de Rui Costa para a próxima temporada de 2026/27 passa por manter José Mourinho no comando técnico do Benfica

A decisão está tomada. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal O Jogo, Rui Costa vai manter José Mourinho no comando técnico da equipa principal do Benfica, pese embora os rumores em torno do ‘adeus’, particularmente, desde o empate a duas bolas concedido na deslocação ao Estádio Municipal de Rio Maior, ante o Casa Pia.
O Special One, recorde-se, chegou ao Estádio da Luz em setembro do passado ano civil de 2025, na sequência da demissão de Bruno Lage, e assinou um contrato válido até 2027, que prevê uma cláusula que permite a rescisão do mesmo mediante o pagamento de uma indemnização no valor de ‘apenas’ três milhões de euros, nos dez dias seguintes ao final da presente temporada desportiva de 2025/26.
Uma medida que teve em conta, sobretudo, acautelar as potenciais consequências das eleições presidenciais, que estavam agendadas para apenas um mês depois (e que culminaram com uma vitória de Rui Costa sobre João Noronha Lopes, já na segunda volta), mas que, ao que tudo indica, não irá passar do papel.
Aliás, o líder máximo dos encarnados já está a trabalhar ativamente no planeamento do mercado de transferências de verão juntamente com o treinador, no sentido de construir um plantel que seja adequado ao plano de jogo delineado por este, sob a condição de que não serão cometidas ‘loucuras’, do ponto de vista financeiro.
Nesse sentido, o compromisso é de que serão adquiridos reforços com o perfil idealizado pelo sadino, mas também que uma série de elementos do atual plantel venham a ser vendidos. Tudo isto, em paralelo com uma aposta nos jogadores da formação, uma pedra basilar do projeto desportivo de Rui Costa.
Renovação (ainda) não está em cima da mesa
Ainda assim, a renovação do contrato que une José Mourinho ao Benfica não está, pelo menos, para já, em cima da mesa. Isto, apesar de o próprio ter deixado bem claro que veria com bons olhos a possibilidade de reforçar a ligação ao clube, no início de março, na conferência de imprensa de antevisão ao triunfo sobre o Gil Vicente, por 1-2.
“Fui eu que disse nas entrelinhas que queria ficar, mas vocês não apanharam. Mas quero ficar para jogar apenas um campeonato, não quero jogar dois, o real e o virtual”, começou por afirmar, perante os jornalistas, naquela que foi mais uma ‘bicada’ às prestações das equipas de arbitragem.
“Neste momento estamos a jogar dois, o real e o virtual, e eu só quero jogar um. Porque jogar dois campeonatos não gosto. Mas eu quero ficar e respeitar o meu contrato com o Benfica. Se quiserem renovar eu também renovo sem discutir uma vírgula. Mas só quero jogar um campeonato, não quero jogar dois”, acrescentou.
Já esta quarta-feira, em declarações prestadas ao jornal A Bola à margem de um audiência com o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, o próprio Rui Costa insistiu que o contrato do Special One não está em discussão: “José Mourinho tem contrato por mais um ano, não é uma questão neste momento (…). Estamos em sintonia”.



